DIVINA SIMPLICIDADE – A Lei foi entregue à consciência de cada filho de Deus, e somente a Justiça Divina o julgará, em secreto, em tempo certo. O Verbo Modelo deixou o exemplo de tudo que deriva de Deus, seja Espírito ou Matéria, e a Deus um dia retornará, como Espírito e Verdade, e ninguém com Ele poderá jamais discutir, porque Seu advogado chama-se Justiça Divina. Capítulo I DO GÊNESE AO APOCALIPSE

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quinta-feira, 19 de junho de 2014

BHAGAVAD GITA - CAPÍTULO X


CAPÍTULO X

VIBHUTI YOGA - A EXCELÊNCIA DIVINA


    Deus não é diferentes coisas, mas Tudo em tudo. Me é a Unidade de que procedem todos os números; Êle é, em tudo, o verdadeiro fundamento e a verdadeira essência. Em si mesmo imutável, manifesta-se de variadissimos modos, conforme os pontos. Dele não podemos dizer que seja, em si mesmo, perfeito ou imperfeito, bom ou mau, porque Me é a Perfeição e a Bondade mesma; em tôdas as coisas, Êle é o mais perfeito Sêr.


1. 0 Verbo Divino continua:

"Ouve, ó forte Herói! a doutrina mais importante
que te quero expôr, porque a minha palavra te
alegra e porque quero o teu bem.

2. Não conhecem a minha origem nem os anjos,
nem os deuses, nem os grandes espíritos, nem
os adeptos ou outros homens adiantados no saber;
porque Eu sou a origem dêles todos.

3. Quem se adiantou em sabedoria, tanto que
Me conhece como Ser Infinito, sem princípio
e sem fim, o Senhor do Universo, êsse anda sem
pecado, sem ilusão e sem êrro, no meio dos mortais.

4. Sabe que de Mim procedem todas as qualidades
dos sêres individuais, como: a razão, o
conhecimento, a sabedoria, paciência, verdade, clemência,
domínio de si próprio, tranqüilidade, prazer e
dor, nascimento e morte, coragem e mêdo.

5. Igualmente: a inocência, equanimidade,
abstinência, contentamento, afabilidade, caridade,
severidade, glória e modéstia.

6. De Mim tiraram origem os sete grandes
Rishis ou reis-sábios, os quatro patriarcas (1) e os
Manus (2): todos foram emanados da minha Mente, e
dêles proveio o gênero humano.

7. Quem conhece esta minha soberania e a
minha fôrça mística, sem dúvida é dotado de infalível
e inteligente fé e devoção.

8. Eu sou a Origem de tudo. O universo inteiro
de Mim emana. Os sábios, que são Minha imagem e
semelhança, conhecendo esta verdade, dirigem-se a
Mim com adoração.

(1) Os quatro patriarcas são os quatro espíritos
ema
nados de Brama; Sanatkumara, Sanaka, Sanatana e Sanan
dana.
(2) Manus são os chefes e legisladores de uma raça.


9. Conservando-Me sempre em suas mentes,
e fazendo a sua vida confluir com a minha, glorificam-
Me constantemente, regozijam-se e são felizes. Eu, de
contínuo, os ilumino o inspiro, e êles instruem uns
aos outros e, com a luz do seu espírito, dissipam as
trevas e a ignorância do mundo exterior.

10. A todos os que Me oferecem o coração, Eu
sou a ciência do discernimento e intuição, para
chegarem até Mim.

11. Residindo no centro das suas almas, façoos
sentir a Minha misericórdia, o Meu Amor, o
espalho dali os raios do verdadeiro conhecimento, cuja
luz dissipa as trevas oriundas da ignorância".

12. Exclama Arjuna:

"Em verdade, Tu és Parabram, o Senhor Supremo!
Os deuses, anjos e sábios reconhecem-Te como
o Refúgio universal, a mais elevada Morada, Eterno
Criador, Sêr Absoluto Puríssimo, Onipotente,
Onisciente, Onipresente!

13. Assim Te chamam os sábios, e Tu mesmo
o confirmaste falando a mim. E eu Te creio
em tudo e sem reserva, ó Senhor Abençoado!

14. A Tua presente manifestação encarnada,
a Tua presença em forma terrestre é um gran
de mistério, que não compreendem nem os deuses,
nem os anjos, nem os espíritos adiantados de todos
os mundos.

15. Só Tu, único, Te compreendes, ó Fonte da
vida, ó Senhor Supremo do universo inteiro, Deus
dos deuses, Governador de Tudo o que é, foi e será!

16. Eu, Teu indigno discípulo, rogo-Te: podes
me esclarecer a respeito das Tuas perfeições divinas
e dizer-me com que misteriosa fôrça penetras todos
os mundos e, no entanto, permaneces imutável em Ti
mesmo?

17. Como poderei eu chegar a conhecer-Te?
Como devo pensar em Ti? Como meditar em Ti, se
não conheço a Tua forma própria?

18. Fala-me mais ainda, e mais extensamente,
do Teu misterioso Sêr, das Tuas forças, dos Teus
poderes e formas de manifestação, ó Senhor dos
mundos! Eu tenho sêde de ouvir as Tuas imortais
palavras, como quem há muitos dias não bebeu
águas. Refrigera-me com os Teus ensinos, ó Mestre
inigualável!"

19. 0 Verbo Divino: "Ouve, meu caríssimo!
Descrever-te-ei as principais das minhas divinas
características e manifestações; só as principais, porque sabes que
o Meu Sêr e a Minha Natureza essencial são
infinitos; as Minhas manifestações e Minhas fôrças
não têm limites.

20. Eu, ó príncipe! sou o Espírito que reside
na consciência de todos os sêres, e cujo reflexo é
conhecido por todos como o "Eu" (ou Ego). Eu sou
o princípio, o meio e o fim de tôdas as coisas.

21. Entre as Adityas (Deuses planetários),
sou Vishnu (Deus Conservador); Entre os sóis
brilhantes, sou o Sol Supremo; Entre os ventos,
sou Marichi (Deus dos ventos); Entre os astros,
sou a Lua.

22. No Vedas, sou o Sama-Veda (livros de
hinos sagrados: Entre os deuses, védicos, sou Indra
(o Rei dos deuses); Entre as faculdades, sou a
Razão e, nos sêres vivos, sou a Vida.

23. Entre os aniquiladores, sou Shankara (o
Destruidor); nos gigantes, sou a Grandeza; nos
sêres elementares, sou o Elemento; entre os
montes, sou Meru (a Montanha Santa).

24. Entre os sacerdotes, sou o Sumo Pontífice;
entre os generais, sou Skanda (deus da guerra);
entre as águas, sou o Oceano.

25. Entre os sábios, sou a Sabedoria; en
tre as palavras, a silaba AUM. Entre os sacri-

fícios, sou a elevação do espírito. Entre as montanhas,
sou o Himalaia.

26. Entre as árvores, sou a figueira sagra
da (a árvore da vida). Entre os iluminados, sou
a luz; no música das esferas, a harmonia; nos
santos, a Santidade.

27. Entre os cavalos, sou Utchaisrava, o
cavalo de Indra (símbolo da poesia), que nasceu
de Amrita (água da imortalidade). Dos elefantes,
sou Airavata (símbolo de sabedoria e grandeza),
e entre os homens, o Governador.

28. Das armas, sou o raio, e Kâmaduk (sím
bolo da fertilidade) entre as vacas. Entre os
amantes, sou o Amor; entre as serpentes, sou
Vasuki (rei das serpentes, símbolo do saber).

29. Entre os dragões, sou Ananta (símbo
lo da inteligência); entre os sêres aquáticos, sou
Varuna (deus da água); entre os Pitris (antepas
sados), sou Aryaman (o seu chefe), e dos juizes,
sou Yama (o juiz dos mortos).

30. Sou Pralada entre os Daityas (1); Tempo entre
suas medidas; leão entre as feras, e águia entre as aves.

(1) Daityas — Deuses intelectuais, opostos aos deuses
meramente rituais, e inimigos de puja, sacrifícios.

31. Entre os purificadores, sou o puro ar;
entre os guerreiros, sou Rama (poderoso conquistador).
Entre os peixes sou Makara (o sagrado
crocodilo); Entre os rios, sou o Gânges (o rio
sagrado dos hindus).

32. De tôda a criação, Eu sou o princípio, o
meio e o fim. Das ciências, sou a ciência do
Espírito e o verbo dos oradores.

33. Das letras, sou o A; nas palavras a conjunção.
Eu sou o tempo perdurável e Aquêle cuja
face se volta para tôdas as partes.

34. Eu sou tanto a Morte, que não poupa a
ninguém, como o Renascimento, que dissolve a
Morte. Eu sou a Glória, a Fortuna, a Eloqüência, a
Memória, o Juízo, a Fôrça, a Fidelidade, a
Paciência.

35. Entre os cantos, sou o Hino Sublime;
entre os versos, sou o Verso Místico. Entre as
estações, sou a Primavera; entre os meses, sou o
mês mais frutífero.

36. Eu sou a Sorte entre os jogadores, e o
Esplendor de tudo o que brilha. Eu sou a Valentia e
a Vitória; Eu sou a Bondade dos bons.

37. Eu sou o Chefe de grandes tribus e famílias;
Eu sou o Sábio dos sábios, o Poeta dos

poetas, o Bardo dos bardos, o Vidente dos videntes,
o Profeta.

38. Para os governadores, sou o Cetro do
poder; entre os estadistas e conquistadores, sou
a Diplomacia e a Política. Sou o Silêncio dos
segredos, e o Saber dos eruditos.

39. Em suma, ó príncipe! Eu sou Aquilo que é
o princípio essencial na semente de todos os sêres e
de tôdas as coisas na Natureza; cada sêr, animado ou
inanimado, é por Mim penetrado, e, sem Mim, nada
pode existir nem por um instante.

40. Sem fim são as minhas manifestações
divinas, ó Arjuna! Só exemplos delas te apresentei.
Os meus poderes são infinitos em qualidade e
variedade.

41. Todo sêr e tôda coisa são o produto de uma
infinitésima porção do meu Poder e da minha Glória.

42. Mas para que mais minúcias, ó príncipe?
Sabe que Eu sustento todo êste universo continuamente,
só com um um infinitesimal fragmento de
Mim mesmo







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A SAGRADA E ETERNA SÍNTESE

PRINCÍPIO OU DEUS – Essência Divina Onipresente, Onisciente e Onipotente, que tudo origina, sustenta e destina, e cujo destino é a Reintegração Total. O Espírito e a Matéria, os Mundos e as Humanidades, e as Leis Relativas, retornarão à Unidade Essencial, ou Espírito e Verdade. Se deixasse de Emanar, Manifestar ou Criar, nada haveria sem ser Ele, Princípio Onipresente. Como o Princípio é Integral, não crescendo nem diminuindo, tudo gira em torno de ser Manifestador e Manifestação, tudo Manifestando e tudo Reintegrando. Eis o Divino Monismo.

ESPÍRITO FILHO – As centelhas emanadas, não criadas, contêm TODAS AS VIRTUDES DIVINAS EM POTENCIAL, devendo desabrochá-las no seio dos Mundos, das encarnações e desencarnações, até retornarem ao Seio Divino, como Unas ou Espírito e Verdade. Ninguém será eternamente filho de Deus, tudo voltará a ser Deus em Deus. Esta sabedoria foi ensinada por Hermes, Crisna e Pitágoras. Jesus viveu o Personagem Inconfundível de VERBO EXEMPLAR, de tudo que deriva do UM ESSENCIAL e a Ele retorna como UNO TOTAL. O Túmulo Vazio é mais do que a Manjedoura. (Entendam bem).

CARRO DA ALMA OU PERISPÍRITO – Ele se forma para o espírito filho ter meios de agir no Cosmos, ou Matéria. Com a autodivinização do espírito, ao atingir a União Divina, ou Reintegração, finda a tarefa do perispírito. Lentíssima é a autodivinização, isto é, o desabrochamento das Latentes Virtudes Divinas. Tudo vai aumentando em Luz e Glória, até vir a ser Divindade Total, União Total, isto é, perdendo em RELATIVIDADE, para ganhar em DIVINDADE.

MATÉRIA OU COSMO – A Matéria é Essência Divina, Luz Divina, Energia, Éter, Substância, Gás, Vapor, Líquido, Sólido. Em qualquer nível de apresentação é ferramenta do espírito filho de Deus. (É muito infeliz quem não procura entender isso).

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"TODA FAMÍLIA É SAGRADA!"