DIVINA SIMPLICIDADE – A Lei foi entregue à consciência de cada filho de Deus, e somente a Justiça Divina o julgará, em secreto, em tempo certo. O Verbo Modelo deixou o exemplo de tudo que deriva de Deus, seja Espírito ou Matéria, e a Deus um dia retornará, como Espírito e Verdade, e ninguém com Ele poderá jamais discutir, porque Seu advogado chama-se Justiça Divina. Capítulo I DO GÊNESE AO APOCALIPSE

Translate

sexta-feira, 15 de junho de 2018

CAPITULO III KARMA YOGA - 0 RETO CUMPRIMENTO DA AÇÃO

BHAGAVAD GÎTÂ A MENSAGEM DO MESTRE

CAPITULO III  KARMA YOGA — 0 RETO CUMPRIMENTO DA AÇÃO

Tudo o que o homem faz com motivos pessoais, 
é sem valor para o Eterno. Para atingirmos a 
salvação e a união com Deus, havemos 
de agir sem motivos egoístas, sem tomar em 
consideração o nosso próprio Eu pessoal, entregando-nos 
à Vontade Divina como um instrumento na mão de Deus e, assim, cumprindo o nosso dever por ser dever, sem pedir recompensas.


1. Falou Arjuna, o príncipe Pândava, a Krishna, 
o Senhor Bem-aventurado, dizendo: 
"Ó Conferidor do Saber! Disseste-me que o 
conhecimento é até mais importante do que a ação; 
se assim é, por que me incitas à ação? 
Por que queres que eu entre nesta horrível 
batalha com meus parentes e amigos?

2. Tuas ambíguas palavras me trazem dú
vidas e me confundem o entendimento. Dize-me,
peço-te, em frases claras e certas, qual é o ca
minho que me conduzirá à Paz e à Satisfação?"
42 X 43

3. Respondeu Krishna, o Divino: "Como já te disse,
ó nobre príncipe, há dois caminhos que vão à
Perfeição. O primeiro é o caminho do
Conhecimento (1), e o segundo o da Ação (2). Uns
preferem o primeiro, e outros, o segundo desses
dois caminhos; sabe, porém, que considerados do
alto, ambos são um só caminho. Escuta!

4. Engana-se quem pensa que, esquivando-se
das ações e persistindo na inatividade, escapa dos
resultados da ação. Quem nada começa, não pode
entrar no estado da Paz Eterna; a inatividade não
conduz à Perfeição. E, na realidade, nem há coisas
que se possam designar pela palavra inatividade;
pois tudo, no Universo, está em atividade constante,
e nada pode subtrair-se à lei geral.

5. Ninguém pode ficar inativo nem um instante;
pois as leis de sua natureza o impelem constantemente
a fazer alguma coisa, queira êle ou não; o
seu corpo ou a sua mente, ou ambos, sempre estão
ocupados.
(1) Sankhya.
(2) Yoga.
44

6. Se alguém se assenta para reter e dominar
os seus sentidos e os órgãos de atividade, mas, em
sua mente, está apegado aos objetos dos sentidos,
ilude-se e merece o nome de hipócrita.

7. Porém, é digno de ser chamado sábio e
nobre aquêle que sujeitou os seus sentidos a Deus,
pelo amor ardente ao Altíssimo, e expressa o seu
reto pensar em reta ação; êle cumpre o seu dever,
sem esperar recompensas e, ocupando-se de objetos
dos sentidos, não se deixa dominar por êles.

8. Faze bem o que te compete fazer no mundo;
cumpre bem as tuas tarefas; ocupa-te da obra
que encontras, para fazê-la o melhor possível: assim
será muito bom para ti. Atividade é melhor do que
ociosidade. A atividade fortalece a mente e o corpo,
e conduz a uma vida longa e normal; a ociosidade
enfraquece tanto o corpo como a mente, e conduz a
uma vida impotente e anormal, de duração incerta.

9. Os homens estão aferrados a êste mundo,
porque agem com o fim de obter recompensa e
ganho; estão apegados aos objetos de seus desejos,
e, por isso, cansam-se na escravidão dos sentidos.
Para se libertarem, hão de agir com resignação,
movidos pelo puro amor ao Bem. Faze, pois, ó
Arjuna! a tua tarefa, para cumprires o
45 dever que o Eu Real te impõe, e não por qualquer
outro motivo.

10. Lembras-te das doutrinas antigas que
narram da criação do mundo, e das palavras que
o Criador disse aos homens que tinha criado!
Ouve, t'as repetirei:
"Pela adoração e pelo sacrifício mútuo, crescereis
e vos multiplicareis. Pela resignação, obtereis
a satisfação dos vossos desejos.

11. Lembrai-vos da Fonte de tôdas as coisas,
do Distribuidor dos objetos desejados. Pensai
no que é Divino, para que o Divino pense em vós.

12. Se nutrirdes, com o sacrifício de vós mesmos,
os deuses, êles vos darão o desejado alimento
(espiritual). Quem recebe os dons dos deuses
e não lhes mostra a gratidão, é como um ladrão.

13. Os bons homens que retém para si só
aquilo que resta depois de terem oferecido à Divindade
tudo o que é divino, são livres de todos
os pecados; porém, os maus que querem agir só
para si mesmos, vivem em pecado..

14. Tôdas as criaturas (tanto as espirituais
como as materiais) vivem, enquanto se alimentam.
O alimento cresce com a chuva. A chuva é mandada
pelos deuses em resposta aos desejos, às
preces e as súplica* dos homens. Os desejos, as
preces e as súplicas dos homens são formas de
ações; e as ações procedem da Vida Una que tudo
penetra."

15. Sabe que toda ação tem sua origem em
Brama. Brama é a revelação da indivisível Unidade.
Por isso, Brama, que tudo penetra, é sempre
presente nas tuas ações.

16. Ê vã e vergonhosa a vida do homem que,
vivendo neste mundo de ação, tenta abster-se da
ação; quem, gosando o fruto da ação do mundo
ativo, não coopera, mas vive em ociosidade. Aquele
que, aproveitando a volta da roda, em cada instante
de sua vida, não quer pôr a mão à roda para ajudar
a movê-la, é um parasita e um ladrão que toma,
sem dar coisa alguma em troca.

17. Sábio é, porém, aquele que cumpre bem
os seus deveres e executa as obras que são para
fazer-se no mundo, renunciando a seus frutos e
concentrado na ciência do Eu Real.

18. Tal homem, elevado acima dos mundos,
não se inquieta por saber se alguma coisa no
mundo acontece ou não acontece; achando em si
mesmo tudo de que precisa, não tem necessidade
de refugiar-se em nenhum ser criado, para nêle
46 47
achar apoio. Participando de tudo e agindo, em
tudo, de acordo com os ditames do dever, de nada
depende, porque a sua fé, esperança e ciência se
fixam no Imperecfvel, que é o único apoio seguro.

19. Faze, pois, o que deve ser feito; porém,
sem egoísmo e sem considerações pessoais. Quem
age assim e cumpre o seu dever, livre de moti
vos egoístas, e sem depender de alguém, caminha,
com passos firmes, diretamente à Consciência su
perior, ao plano espiritual.

20. Janaka e muitos outros atingiram o estado
de perfeição por meio de boas obras e reta ação.
Trabalha, pois, também tu por amor à humanidade.

21. Quando um nobre homem faz alguma
coisa, os outros o imitam; o exemplo que êle dá, é
seguido pelo povo. Segue, portanto, os melhores de
tua raça.

22. Toma-me por exemplo, ó príncipe. Nada
há, no Universo dos Universos, que eu deseje ou que
seja necessário que para mim não se faça; nem há
coisa alguma atingível que eu não tenha já atingido.
E, contudo, estou em constante ação e movimento,
agindo sempre e incessantemente.

23. Os homens, ó Arjuna, seguem sempre o
meu exemplo; por isso, se eu deixasse de ser ativo,
êstes Universos cairiam em ruína.

24. Se eu não agisse, começaria a reinar uma
confusão universal, e a minha inatividade seria a
causa da destruição do gênero humano.

25. Como os que carecem ainda da Luz Espiritual
fazem esforços para alcançar o que desejam,
sendo a esperança de recompensa o estímulo de suas
ações: assim deve o homem desenvolvido e
iluminado agir abnegadamente, pela causa do bem
comum e conforme a Lei Universal.

26. Mas não deves confundir, com estas
idéias, as cabeças dos homens inexperientes, cujo
coração ainda está apegado às obras. Deixa-os fazer
o melhor que podem; mas tu e os outros sábios,
devem agir em harmonia comigo, animando os
outros à atividade, e dando-lhes o exemplo.

27. Toda a atividade e todas as ações provêm
dos movimentos das forças da Natureza. O
insensato, que é iludido pela presunção e vaidade,
pensa que êle é o ator e diz: "Eu faço isto, — eu fiz
aquilo".

28. Mas quem conhece a verdade, sorri,
porque detrás da personalidade, enxerga a fonte real
da ação, a causa e o efeito.
48 49

29. Entretanto, os que conhecem a verdade
inteira, devem acautelar-se para não ofuscarem
com ela o fraco entendimento daqueles que ainda
não estão preparados para oonhecê-la, porque as
doutrinas prematuras poderiam confundir e
desviar êstes da sua atividade.

30. Tu, porém, ó Arjuna, liberta-te de todos
os cuidados, de todo mêdo e, igualmente, do
egoísmo e das esperanças pessoais; em Meu
nome (1), faze tudo o que hás de fazer, concentrando
todos os teus pensamentos no Altíssimo!

31. Os homens que, cheios de fé e confiança,
seguirem êstes meus ensinos e não tiverem
dúvidas, alcançarão a liberdade também pelas
obras e ações.

32. Porém, aqueles que rejeitam os ensinos
da Verdade e agem contra êles, são insensatos e
iludidos, e caem em confusão e inquietações.

33. Cada sêr age em conformidade com a
sua natureza; também o sábio procura o que se
harmoniza com a sua própria natureza, de acôrdo
com aquilo que é o mais alto no seu caráter.
(1) Isto é, em nome de Deus. Khrishna é a Encarnação
Divina.

34. Ninguém pode escapar às leis naturais.
Os objetos sensuais são os senhores dos sentidos,
e atraem ou repelem o coração dos homens,
enchendo-o de afeição ou de aversão. Não te deixes
dominar por nenhuma destas duas fôrças,
porque ambas são obstáculos no caminho e o sábio
as subjuga ambas.

35. Finalmente, lembra-te que é melhor cumprir
a própria tarefa, ainda que seja humilde e
insignificante, do que querer fazer a tarefa de
um outro, por mais nobre e excelente que seja. Ê
melhor morrer no cumprimento do seu dever, do
que viver negligenciando-o e querendo fazer o
que a outros compete fazer."

36. Pergunta Arjuna:
"Mas dize-me, ó Senhor, que fôrça misteriosa
é essa que, muitas vêzes, parece obrigar o homem
a praticar um mal, até contra a própria vontade!"

37. Explica Krishna:
"Esta tentação, ó príncipe, é a essência dos
desejos que o homem em si acumulou (1). Ela
(1) Em sânscrito, dá-se lhe o nome de Kâma. (Não
confundir com Carma!)
51
é o seu maior inimigo, e chama-se Paixão; nasce da
natureza carnal, cheia de pecado e de erro, e ataca o
homem para o consumir.

38. Como a fumaça envolve a chama, a ferrugem
o metal, o útero a criança para nascer: assim o
mundo é envolvido por êste inimigo, chamado
Desejo.

39. O Desejo impede o verdadeiro saber; êle é
como um fogo devorador, difícil de extinguir-se.

40. Os sentidos e a mente são a sua sede; e, por
meio deles, confunde o discernimento e obscurece o
conhecimento da verdade.

41. Antes de tudo, devas, portanto> vencer êsse
inimigo de tua alma. Domina os teus sentidos e os
seus órgãos, e afugenta de ti esse gerador do mal.

42. Os sentidos são grandes e poderosos;
porém, maior e mais poderosa é a mente; maior do
que esta é a Razão, e o mais forte é o Eu Real, a Luz
da Divindade (1).

43. Reconhecendo, pois, o Eu Real como o
Senhor mais poderoso, domina pelo seu poder o eu
pessoal, e assim subjuga o monstro de desejo: esta
tarefa é difícil, mas não impossível. Combate o
desejo, domina-o pela fôrça da Luz Divina do Eu
Real; não o deixes ser teu Senhor, mas reduze-o a
ser teu escravo!"







DIVINISMO

UNIÃO DIVINISTA


English Spanish France Italy German Japan Chine

Boletins do Princípio Sagrado, Deus ou Pai Divino

Titulos da Semana








Publicações

EVANGELHO ETERNO E ORAÇÕES PRODIGIOSAS

Seguidores

Pesquisar o blog

Vídeos Pai Divino



12 Vídeos

A SAGRADA E ETERNA SÍNTESE

PRINCÍPIO OU DEUS – Essência Divina Onipresente, Onisciente e Onipotente, que tudo origina, sustenta e destina, e cujo destino é a Reintegração Total. O Espírito e a Matéria, os Mundos e as Humanidades, e as Leis Relativas, retornarão à Unidade Essencial, ou Espírito e Verdade. Se deixasse de Emanar, Manifestar ou Criar, nada haveria sem ser Ele, Princípio Onipresente. Como o Princípio é Integral, não crescendo nem diminuindo, tudo gira em torno de ser Manifestador e Manifestação, tudo Manifestando e tudo Reintegrando. Eis o Divino Monismo.

ESPÍRITO FILHO – As centelhas emanadas, não criadas, contêm TODAS AS VIRTUDES DIVINAS EM POTENCIAL, devendo desabrochá-las no seio dos Mundos, das encarnações e desencarnações, até retornarem ao Seio Divino, como Unas ou Espírito e Verdade. Ninguém será eternamente filho de Deus, tudo voltará a ser Deus em Deus. Esta sabedoria foi ensinada por Hermes, Crisna e Pitágoras. Jesus viveu o Personagem Inconfundível de VERBO EXEMPLAR, de tudo que deriva do UM ESSENCIAL e a Ele retorna como UNO TOTAL. O Túmulo Vazio é mais do que a Manjedoura. (Entendam bem).

CARRO DA ALMA OU PERISPÍRITO – Ele se forma para o espírito filho ter meios de agir no Cosmos, ou Matéria. Com a autodivinização do espírito, ao atingir a União Divina, ou Reintegração, finda a tarefa do perispírito. Lentíssima é a autodivinização, isto é, o desabrochamento das Latentes Virtudes Divinas. Tudo vai aumentando em Luz e Glória, até vir a ser Divindade Total, União Total, isto é, perdendo em RELATIVIDADE, para ganhar em DIVINDADE.

MATÉRIA OU COSMO – A Matéria é Essência Divina, Luz Divina, Energia, Éter, Substância, Gás, Vapor, Líquido, Sólido. Em qualquer nível de apresentação é ferramenta do espírito filho de Deus. (É muito infeliz quem não procura entender isso).

Total de visualizações de página

Visitas

UNIÃO DIVINISTA - Rua Pedro Doll, 549

Header image
UM DEUS, UMA VERDADE, UMA DOUTRINA!
"TODA FAMÍLIA É SAGRADA!"