VIII
O EVANGELHO DA VERDADE
o de Moral Divina
EU SOU O SENHOR TEU DEUS, NÃO HÁ OUTRO DEUS Manda saber, pensar, sentir e agir, na consciência do Princípio Único e suas Leis Fundamentais, Eternas, Perfeitas e Imutáveis, acima de milagres, mistérios, enigmas, fingimentos, simulações, etc.
NÃO FARÁS IMAGENS QUAISQUER, PARA AS ADORAR Sendo o Princípio Único, Espírito e Verdade, assim deve ser conhecido e vivido, por Suas centelhas ema-nadas. No Espaço e no Tempo, desabrochando as Virtudes Divinas, toda centelha aprenderá a cumprir a Vontade de Deus, até atingir a colimação total.
NÃO PRONUNCIARÁS EM VÃO O NOME DE DEUS Contém, este Mandamento, a mesma advertência do Segundo. E como todo erro demanda reajuste, bom é que se não erre, para não ter que pagar. Por cima da Lei ninguém passará.
TERÁS UM DIA, NA SEMANA, PARA DESCANSO E RECOLHIMENTO Para efeito de descanso e tempo livre proposital. O texto diz tudo, e se na forma pode haver pequenas variações, o espírito do Mandamento é total.
HONRARÁS PAI E MÃE Nenhuma instituição, dita humana, é maior do que a Família, e o Mandamento manda honrar a base da mesma. A Família é muito mais, no processo de crescimento dos espíritos, ou de volta à União Divina, do que podem conceber os homens. Entre pais e filhos o dever de harmonia é profundamente significativo, e no Espaço e no Tempo o Mandamento será plenamente executado. O bom discípulo espera orando e vigiando, em todos os sentidos, em todas as práticas da vida.
NÃO MATARÁS O Sexto Mandamento virá a ter, através dos tempos, ou da evolução humana, execução total. É muito mais vasto e profundo do que parece, e aqueles que puderem crescer no seu espírito, tanto melhor. Importa não cair na asneira de não engolir mosquito, para logo mais engolir camelo...
NÃO COMETERÁS ADULTÉRIO Já foi dito, por antigos Mestres de Doutrina, que a VERDADE é cortante como o fio da navalha, e que o VERDADEIRO é aquele que transita por ele, sem se cortar... Através do processo evolutivo, todos irão entendendo e executando o Mandamento, aquele que é mais caro aos que constituem Família. Porque todo aquele erro que põe em perigo a instituição da Família, por muito mais responderá. Para todos os efeitos, para toda e qualquer atividade social, confiança e fidelidade pairam altíssimo na contagem das virtudes espirituais. Tendo, em virtude das deficiências humanas, de considerar a separação de casais, dizemos que muito mais errado é o desquite, que não facilita uma nova constituição de Família. Acima de qualquer falha humana, coloque-se a possibilidade de realizar novo empreendimento familiar, e nunca proibir um novo vínculo que realmente favoreça o cumprimento da Vontade de Deus. Dos males, escolha-se o menor... Uma JUSTIÇA DIVINA paira sobre tudo e todos, e seus tentáculos penetram profundidades incomensuráveis, para julgar e dar com JUSTIÇA, segundo realidades e merecimentos que escapam ao consenso humano.
NÃO FURTARÁS Como ninguém passará por cima da JUSTIÇA DIVINA, quem prejudicar o seu irmão, integralmente pagará. O desamor é fábrica de pranto e ranger de dentes.
NÃO DARÁS FALSO TESTEMUNHO Sem deixar de considerar a MENTIRA PIEDOSA, que evita crimes, lágrimas, dores, etc, dizemos que o falso testemunho, como se o entende, e como visa a advertência do Mandamento, é tremendo crime. Com o tempo e a experiência que a evolução faz acumular, todos aprenderão o que é o AMOR, e deixarão de praticar aquilo que nasce do desamor... Cada erro praticado é marca negra registrada no seu praticante, e algum dia terá de ser desfeita, custe o que custar...
NÃO DESEJARÁS O QUE É DO TEU PRÓXI-MO Qualquer um entende que é não desejar de modo criminoso, contrário à Moral Divina. A LEI é una em seu espírito, ensina divinamente certo e envia ao COMPORTAMENTO honesto, fiel e, portanto, divinizante. Porque a JUSTIÇA DIVINA faz resgatar, nas trevas tenebrosas da subcrosta, nos umbrais, nas vidas de dolorosas expiações, por doenças e aleijumes terríveis, cortantes abalos morais e incontáveis outros recursos que lhe estão ao dispor. Convém considerar, também, que enquanto o devedor é obrigado a empregar tempo em terríveis purgações, nas trevas do mundo espiritual e em contínuas encarnações cruciantes, não está aproveitando o mesmo tempo em condições felizes, com fartos acúmulos de valores positivos, autocristificadores.
Extraído do Livro:
EVANGELHO ETERNO E ORAÇÕES PRODIGIOSAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário